sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PARA REFLETIR, sobre o DIA DOS PAIS




"No Brasil, 5,5 milhões de crianças não tem o nome do pai no registro de nascimento. Na maioria dos casos, é a mãe que assume, a duras penas a função de pai e mãe. 

Além disso, existem dezenas de formações familiares diferentes.

Mas em pleno 2017, escolas seguem ignorando esses fatos e seguem sem nenhuma preocupação de não constranger essas crianças.

Nem dia da mães, nem dia dos pais. O mais correto seria um dia da família, assim, TODAS as formações familiares estariam inclusas. Fim."

Postagem original do Facebook de Vic Tavares (Leopoldina, MG)


Vi esse Tema sendo compartilhado e levantado para debate por uma amiga minha, Débora dos reis, e trouxe para cá também...

(PSEUDO)PEDAGOGOS, PROFISSIONAIS DA ÁREA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ABRAM OS OLHOS, SE COLOQUEM NO LUGAR DAS CRIANÇAS. SAIAM DAS SUAS CAIXINHAS, DA CEGUEIRA QUE NÃO VÊ E NEM SE COMOVE COM A DOR DO PRÓXIMO... "Só não pode a mamãe" HÃMMM??????? E AQUELAS MÃES QUE LUTAM SOZINHAS? QUE SÃO PAIS, MÃES, AVÔS, AVÓS, TIOS, TIAS, SÃO TUDO? E AS FAMÍLIAS QUE SAEM DO "HALL DAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS" (precisei das aspas, pra não vomitar com essa segregação ridícula e hipócrita que ainda existe na nossa cultura) COM 2 PAIS, OU 2 MÃES?  VÃO SE FODER QUEM FAZ ISSO. OBRIGADA. DE NADA.

Queria colocar aqui, dois depoimentos, comentados na postagem original, o primeiro é meu. Quero pedir desculpas a minha irmã, se falei sobre isso, mas as nossas cicatrizes, minha linda, tem que ser vistas, não devem ser motivo de vergonha para nós, e sim pra mostrar pra toda essa gente: SOBREVIVEMOS!

  • "Sei na carne o que é isso. Fui muito rejeitada por amigas em uma época em que ser filha de pais separados era como ter, sei lá, varíola. me doía mais ainda porque eu já tinha uma certa idade para entender o que estava acontecendo. E tinha uma irmã, recém nascida também, fruto de um grande amor da minha mãe, que amou sozinha, o pai da minha irmã nunca a registrou, só a conheceu com 18 anos, porque ela quis olhar bem a cara dele... Fora as crianças que tiverem pais que já partiram... Ou as exceções que o avanço da ciência permite, que é a reprodução assistida, enfim... Meu pai nunca participou de tais comemorações na escola, não me recordo de nenhuma que ele tenha ido, nem antes dele se separar da minha mãe. Meu marido ODEIA ter que ir a esses eventos e eu também, principalmente os mais 'teatrais e circenses'. REPENSEM. Não participo de nenhuma dessas comemorações..."
  • "E eu meus irmãos fomos criados por minha mãe, minhas 3 tias e minha avó, nunca tivemos representantes masculinos e eu era obrigado a fazer lembrancinha e trabalhinhos para ninguém, uma vez eu rasguei um trabalho que estava fazendo no meio do processo e fui mandando pra diretoria por mal comportamento. Eu estava triste porque todo mundo tinha pai menos eu, eu estava chateado porque estava fazendo uma coisa pra jogar no lixo e fui punido por isso."


É VÁLIDA A PEDAGOGIA APLICADA ASSIM?
"Ahhhh mas você não quer participar. Não vá. A Escola tem que fazer"

REPITO: SAIAM DAS SUAS CAIXAS, PAREM DE USAR VISEIRA DE BURRO, EVOLUAM, SEJAM EMPÁTICOS, SEJAM MAIS HUMANOS - no bom sentido da palavra, porque hoje em dia, tá foda! Torturar uma criança obrigando ela a participar de uma atividade X não é legal, aumentar o trauma e a dor de uma criança, não é legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário