domingo, 22 de dezembro de 2013

Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger

Muito interessante esse texto que uma amiga minha, Débora Reis, compartilhou hoje pela manhã, e que eu compartilho agora com vocês... É a força das Mamães de Autistas, todas juntas e fortes por uma causa azul.

O Mateus ainda não definiu se é canhoto ou destro, e a terapeuta disse que fizesse muitos exercícios para ele fixar mais o lápis, é uma característica também relacionado a "deficiência" da escrita, e no caso dele, acho que mais ao fato dessa indecisão da mão padrão...



Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger


Escrito por Lauryn Macy Roberts Traduzido por Débora Sousa


Problemas de caligrafia

Muitas vezes, as crianças com síndrome de Asperger escrevem com movimentos lentos e desajeitados. Problemas com habilidades da motricidade fina e compreensão das relações espaciais podem resultar em uma letra quase ilegível, mesmo para os padrões de outras crianças da mesma idade.

Obsessão por detalhes

Os professores podem notar que os alunos com síndrome de Asperger têm memórias excepcionais, o que pode levá-los a se perder em um mar de detalhes desconexos ao escrever. Eles podem repetir a mesma ideia várias vezes, têm dificuldade para chegar ao ponto central de uma redação ou perdem o controle sobre o tema antes de chegar ao fim.

Concreto contra abstrato

Os alunos com esse transtorno se saem melhor ao escrever uma explicação passo a passo de um processo. Eles têm dificuldade para escrever de forma criativa, desenvolver um enredo ou trabalhar com conceitos abstratos, como por exemplo, "amizade".

Ajuda na sala de aula

A Dra Leslie Carter da American Mental Health Alliance sugere que permitir que os alunos usem o computador para fazer a tarefa de casa faz mais sentido do que tentar melhorar a sua caligrafia. Alunos com Asperger se saem bem com um programa educativo individual para aprender a fazer parágrafos e outras técnicas de composição. Eles também se beneficiam de comentários detalhados e organizados sobre seu trabalho.

FONTE: Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger

Nenhum comentário:

Postar um comentário